Reaja ou Será Morto, Reaja ou Será Morta: Povo Negro em Marcha

Por Lula Rocha

Negras e negros tomaram as ruas no dia 24 de agosto durante a III Marcha Internacional Contra o Genocídio do Povo Negro, em Salvador/BA. “Reaja ou será morto, reaja ou será morta” é o chamado feito aos que lutam incansavelmente contra o processo genocida em curso no Brasil.

A Marcha é o cume de uma luta diária travada nas vilas, favelas e prisões pela Campanha “Reaja ou Será Morto, Reaja ou Será Morta” de forma autônoma e independente, rejeitando qualquer projeto integracionista ao Estado racista e neocolonialista e criando horizontes para organização e a libertação do povo negro.

Antecedeu a Marcha o I Encontro de Organização e Formação Pan-Africanista Contra o Genocídio do Povo Negro. Direto de Cabula, Salvador/BA, palco da execução de 12 jovens pela RONDESP (Rondas Especiais da Polícia Militar) em fevereiro deste ano, o Encontro reuniu familiares de vítimas, negras e negros de diversas quebradas do país com discussões vitais para o nosso povo.

A Marcha não é conjuntural. Ela faz parte de um processo histórico de resistência do povo negro no Brasil e na diáspora africana. Entretanto, é inegável que ao tomarmos as ruas neste momento denunciamos as péssimas condições de vida de negras e negros. Nunca se matou e encarcerou tantos corpos negros como hoje. Enquanto isso, os privilégios brancos continuam intactos. O poder econômico e político segue concentrado nas mãos de uma elite branca.

Diante de certa dicotomia entre golpismo e defensores da democracia que toma a cena política no momento, reafirmamos que nossa luta é mais profunda. Não fechamos com qualquer onda oportunista, mas também não defendemos essa democracia da forma que ela se apresenta para o nosso povo. É nessa democracia que continuamos sendo torturados, mortos e desaparecidos.

Por isso, seguiremos firmes na luta e não cairemos em qualquer armadilha que nos afaste da construção de um projeto político que verdadeiramente transforme a vida do nosso povo. A Marcha seguirá nesta pegada e reafirmaremos que “frente ao Genocídio do Povo Negro, nenhum passo atrás”.

reaja foto vander

Foto de Vander Meirelles

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s