Reaja ou Será Morto, Reaja ou Será Morta: Povo Negro em Marcha

Por Lula Rocha

Negras e negros tomaram as ruas no dia 24 de agosto durante a III Marcha Internacional Contra o Genocídio do Povo Negro, em Salvador/BA. “Reaja ou será morto, reaja ou será morta” é o chamado feito aos que lutam incansavelmente contra o processo genocida em curso no Brasil.

A Marcha é o cume de uma luta diária travada nas vilas, favelas e prisões pela Campanha “Reaja ou Será Morto, Reaja ou Será Morta” de forma autônoma e independente, rejeitando qualquer projeto integracionista ao Estado racista e neocolonialista e criando horizontes para organização e a libertação do povo negro.

Antecedeu a Marcha o I Encontro de Organização e Formação Pan-Africanista Contra o Genocídio do Povo Negro. Direto de Cabula, Salvador/BA, palco da execução de 12 jovens pela RONDESP (Rondas Especiais da Polícia Militar) em fevereiro deste ano, o Encontro reuniu familiares de vítimas, negras e negros de diversas quebradas do país com discussões vitais para o nosso povo.

A Marcha não é conjuntural. Ela faz parte de um processo histórico de resistência do povo negro no Brasil e na diáspora africana. Entretanto, é inegável que ao tomarmos as ruas neste momento denunciamos as péssimas condições de vida de negras e negros. Nunca se matou e encarcerou tantos corpos negros como hoje. Enquanto isso, os privilégios brancos continuam intactos. O poder econômico e político segue concentrado nas mãos de uma elite branca.

Diante de certa dicotomia entre golpismo e defensores da democracia que toma a cena política no momento, reafirmamos que nossa luta é mais profunda. Não fechamos com qualquer onda oportunista, mas também não defendemos essa democracia da forma que ela se apresenta para o nosso povo. É nessa democracia que continuamos sendo torturados, mortos e desaparecidos.

Por isso, seguiremos firmes na luta e não cairemos em qualquer armadilha que nos afaste da construção de um projeto político que verdadeiramente transforme a vida do nosso povo. A Marcha seguirá nesta pegada e reafirmaremos que “frente ao Genocídio do Povo Negro, nenhum passo atrás”.

reaja foto vander

Foto de Vander Meirelles

Anúncios

Um comentário sobre “Reaja ou Será Morto, Reaja ou Será Morta: Povo Negro em Marcha

  1. adauto adelha da silva 27/07/2017 / 14:42

    segregação, esse e o nosso caminho, pois os brancos são um câncer que nós matar há 500 anos. devemos nos organiza, separa, dos brancos eles de cedem do mal. devemos ter nossas vidas independente: musica, trabalho,tv, escola,shopping,etc.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s