FEJUNES: oito anos de luta contra o racismo e de organização da juventude negra capixaba

Por Lula Rocha

Colatina, calor intenso e dezenas de jovens negras e negros reunidos tomando pé dos desafios colocados para o surgimento de uma nova organização política do Movimento Negro. Foi assim que em 29 de setembro de 2007 nascia o Fórum Estadual de Juventude Negra do Espírito Santo, o FEJUNES. Eram jovens de trajetórias múltiplas, mas que invariavelmente o racismo já havia marcado suas vidas de diversas maneiras. Fruto do I Encontro Nacional de Juventude Negra – ENJUNE, o Fórum surge com o propósito de romper com a invisibilidade política da juventude negra e manter viva a resistência ancestral erguida em África e seguida aqui na Diáspora.

Oito anos se passaram e muitas lutas foram travadas por essa combativa organização. Várias estratégias foram desenvolvidas para garantir o cumprimento de sua missão, dentre elas o Plano de Formação da Juventude Negra Capixaba e a Campanha Estadual Contra o Extermínio da Juventude Negra. A primeira com o objetivo de promover formação política, abordando debates fundamentais para o fortalecimento do processo de organização da juventude negra, tais como “África e ancestralidade”, “movimentos sociais e movimento negro”, “Ações Afirmativas”, “Comunicação e Racismo”, “Mulheres Negras”, “Diversidade Sexual” e “Funk como elemento da cultura negra”. Os encontros sempre foram espaços de descobertas e reafirmação da centralidade da luta contra o racismo no Brasil.

Já a Campanha Estadual Contra o Extermínio da Juventude Negra pretende denunciar os índices brutais de homicídios que interrompe a vida de centenas de jovens negras e negros anualmente, bem como as demais violências que igualmente leva o povo negro à morte. Na Campanha várias ações são promovidas, como por exemplo, a produção do vídeo “Mais um” e “FEJUNES: novas perspectivas na militância étnicoracial” e da cartilha “Racismo: tô fora”, a realização de atos públicos, oficinas, debates e seminários. Além da atividade mais expressiva que é a Marcha Estadual Contra o Extermínio da Juventude Negra. Nela dezenas de jovens com cruzes em punho, cartazes e faixas ganham a Av. Jerônimo Monteiro no Centro de Vitória e caminham até o Palácio Anchieta todos os anos para dizer “Não ao Extermínio e sim à vida”.

Além das ações promovidas exclusivamente pelo FEJUNES, diversas outras são travadas em conjunto às demais organizações sociais do Espírito Santo. Nesses oito anos o Fórum participou ativamente da cena política, impulsionando a criação da Frente em Defesa da Juventude Capixaba, da Campanha Estadual Contra a Violência e o Extermínio de Jovens, da Frente Capixaba Contra Redução da Maioridade Penal e da Campanha #SerJovemNãoéCrime. Articulou resposta ao lixamento do jovem Alaiton, ao Arrastão Contra o Racismo no Shopping Vitória, em defesa das Ações Afirmativas e da implementação da Lei 10.639, dentre outros casos em que o racismo mostrou suas garras.

Embora oito anos de luta intensa, infelizmente poucas conquistas foram obtidas e os desafios identificados lá em Colatina continuam presentes nos dias de hoje. O Espírito Santo segue sendo um dos lugares mais perigosos para um jovem negro ou jovem negra viver. As mortes e feminicídios, o superencarceramento e as demais violências produzidas pelo racismo são frequentes e sistemáticas. Nossas pautas ainda são invisibilizadas e ignoradas pelos Governos. Não há diálogo e tampouco ações efetivas para combater o racismo.

Entretanto, apesar da dureza dos desafios que seguem atuais, o FEJUNES não se abala e continua firme na luta. A trajetória até aqui cumprida não foi nada fácil, mas a convicção de que a desconstrução do racismo e de todo o seu aparato ideológico são fundantes para construção de uma sociedade mais justa e igualitária continua a mover esses jovens negros e negras que se somam há tantas outras pessoas que também acreditam e constroem cotidianamente essa luta.

Viva ao FEJUNES, viva ao Povo Negro brasileiro!!!!

10370796_739787789462112_8044162349780607931_n (1)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s