Por um grande movimento pela Renovação do Congresso Nacional!

Sammer Siman*

O jogo político no Brasil vive, além de polarizações extremas, reduções perigosas. Uma delas é a ideia de que o destino do país está atrelado a quem vai ser o presidente nos próximos quatro anos. De fato, devemos ter enquanto povo brasileiro um presidente que assuma compromissos elementares, como a anulação das medidas antipopulares do ilegítimo Temer, aplique um programa econômico de emergência para o Brasil sair da crise, tire o foco militar das ações de segurança pública, dentre outras medidas.

No entanto, é preciso reconhecer que sem uma renovação profunda do Congresso Nacional pouco vai adiantar. O Congresso atual é conservador, majoritariamente rico, branco, masculino e antinacional. Trata-se do congresso que derrubou Dilma, aprovou o congelamento dos gastos sociais por 20 anos, retirou direitos trabalhistas históricos e ainda salvou a pele do sete pele, o bandidão do Temer.

É urgente um movimento de grande magnitude nacional para renovar o congresso, eis o que propõe a Frente pela Soberania. Neste retorno ao Brasil em 5 apresento três medidas desta campanha que começa a se desenvolver a partir da implantação de comitês em todos os estados do Brasil:

1) DENUNCIAR OS DEPUTADOS DO GOLPE – É preciso uma grande campanha para denunciar os deputados e senadores que votaram nas medidas malignas ao povo brasileiro, como no congelamento dos gastos sociais por 20 anos e no fim da CLT. Ações de redes sociais, cartazes e se possível até imã de geladeira para o povo lembrar a todo momento da cara dos infelizes que retiraram nossos direitos. A Frente pela Soberania listou o voto de cada parlamentar nas medidas antipopulares http://frentepelasoberania.com.br/congresso-de-renegados/

2) 10 MEDIDAS PARA O BRASIL SAIR DA CRISE – É preciso construir e apresentar medidas de emergência para o Brasil sair da crise. Por exemplo, um forte programa de pleno emprego a partir da mobilização de investimentos públicos nas áreas sociais, de infraestrutura e de Ciência e Tecnologia, Fortalecimento da Petrobrás, reconhecimento da nulidade das dívidas dos Estados, são três das 10 medidas defendidas inicialmente pela Frente pela Soberania.

3) UMA CAMPANHA POSITIVA PARA OS CANDIDATOS – A partir de debates nos comitês das 10 medidas para o Brasil sair da crise devemos apresentar uma plataforma pública e aberta para adesão de todos os candidatos e as candidatas que assumirem tais compromissos. Trata-se de uma iniciativa suprapartidária que deve fazer uma propaganda positiva de todos(as) os(as) candidatos(as) que se comprometerem com as propostas.

O desafio está dado! Devemos nos lançar a um amplo diálogo com o povo brasileiro em busca da renovação necessária do Congresso Nacional. Não se trata de um desafio qualquer, pois os partidos contarão com um fundo de 2 bilhões de reais e deverão lançá-los para reeleição dos atuais parlamentares, além do fato de estarmos em pleno estado de exceção e vivendo situações de extrema violência, como na execução da vereadora Marielle no Rio de Janeiro. Se querem acabar com o que resta de nossa democracia, devemos dizer que o caminho é radicalizá-la, e uma renovação profunda do Congresso é tarefa vital de todo povo brasileiro.

*Sammer Siman é economista pela UFSJ (Universidade Federal de São João del-Rei), e mestre em Política Social pela UFES. Filho de educadora, natural de Governador Valadares e das Minas Gerais, gira o Brasil e a América Latina sempre que a vida permite. Iniciou sua militância no movimento estudantil, passando pelo movimento popular, e atualmente se arrisca no campo da assessoria sindical e do debate e resistência à mineração em sua vertente estruturante da condição de dependência do Brasil. Combate diariamente o eurocentrismo e em algumas horas vagas toca violão, com destaque para sertanejo – de preferência universitário – para espanto de alguns.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s