Colunistas

Conheça abaixo nosso time de colunistas.

TakaAndré Takahashi é sociólogo (Formado pela FESPSP); gestor de projetos sócio-educativos envolvendo mobilização; campaigner; curioso em segurança da Informação; midialivrista; militante e pesquisador pela unidade latino-americana; socialista; anti-imperialista; simpatizante do Bem Viver; aikidoísta; antiproibicionista. Passou por diversos movimentos e campanhas entre as quais se destacam: Campanha anticapitalista contra a ALCA, Campanha pela Democratização da Mídia, Movimento Passe Livre (co-fundador), Centro de Mídia Independente (CMI/Indymedia), Movimento Brasil pelas Florestas e o programa de webtv #DeOlhoNosRuralistas (co-fundador). Twitter: @twitaka_

berna.jpeg

Berna Menezes é historiadora, membro da Executiva Nacional do PSOL, da Executiva Nacional da Intersindical, Coordenação Nacional da Fasubra, Coordenadora Geral da Assufrgs. Nasceu em Belém do Pará, vive em Porto Alegre há mais de 25 anos.

 

 

David Deccache foto

David Deccache é carioca, morador da baixada fluminense, economista e ativista dos direitos humanos. Atualmente é Assessor Técnico do PSOL na área econômica e membro do  Núcleo de Estudos em Economia e Sociedade Brasileira (NEB-UFF).

 

 

Edemilson Paraná - Pós TV

Edemilson Paraná é graduado em Comunicação Social pela Universidade de Brasília (UnB), mestre e doutorando em Sociologia pela mesma Universidade, com período sanduíche na SOAS – University of London. Atuou como pesquisador-bolsista no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) no projeto Sistema Monetário e Financeiro Internacional (2015-16). É autor do livro A finança Digitalizada: capitalismo financeiro e revolução informacional (Insular, 2016).

 

Foto Gabriel

 

Gabriel Siqueira é um mulato carioca. Historiador e Capoeirista, corda verde do Grupo Senzala. Militante das Brigadas Populares, professor de história e doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH-UERJ). Também é autor do livro “Cativeiro carioca – Memórias da Perseguição aos capoeiras nas rua do Rio de Janeiro.”

 

capela

Gustavo Capela é advogado e doutorando em Direito, Estado e Constituição pela UnB. É bacharel em Direito e mestre pela mesma instituição, quando estudou o Direito à Prostituição. De vez em quando produz pequenas festas.

 

 

 

helderHelder Gomes é economista e doutor em Política Social pela Ufes.

 

Perfil bella

 

 

Isabella Gonçalves é cientista política e militante pela revolução brasileira nos marcos da luta por uma reforma urbana estrutural, popular e feminista. Sua trajetória política é marcada pelas lutas junto às vilas, favelas, ocupações urbanas, trabalhadores informais pelo direito à terra, ao trabalho, pelo direito à cidade e aos bens comuns urbanos. É formada em ciências sociais pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e atualmente doutoranda em Ciência Política pela UFMG e pela Universidade de Coimbra.

 

Foto João

João Claudio Platenik Pitillo é professor de História licenciado pela UERJ, mestre em História Comparada pela UFRJ e doutorando em História Social pela UNIRIO. Como membro do NUCLEAS-UERJ (Núcleo de Estudos das Américas) pesquisa os processos revolucionários latino-americanos do século XX a partir do conceito de “Nacionalismo Revolucionário”. No âmbito das Relações Internacionais estuda o advento do “Terrorismo Global” e o surgimento do “Novo Califado”. Como especialista em Segunda Guerra Mundial pesquisa e escreve sobre o Exército Vermelho e a importância da Frente Leste para o contexto geral da Guerra.

 

foto perfil Brasilem5

João Telésforo é professor de Direito Constitucional, com graduação e mestrado pela UnB. Potiguar com raízes no sertão, vive em Brasília desde 2005. Pesquisador das transformações do Estado na América Latina e entusiasta da criatividade política das lutas populares, acredita na atualidade da consigna de Simón Rodriguez: “o inventamos o erramos”.

 

 

Julianna_Malerba_Face

Julianna Malerba é doutoranda em planejamento urbano e regional pela UFRJ e assessora nacional da FASE. Como pesquisadora e ativista integra a Rede Brasileira de Justiça Ambiental e participa do coletivo Globale Rio.

 

Foto Luciana Boiteux

 

Luciana Boiteux é Professora de Direito da UFRJ, feminista e militante do PSOL. Em 2016, foi candidata a co-prefeita do Rio de Janeiro na chapa de Marcelo Freixo.

 

 

201114_lula_rocha_leonardo_sa_pora

 

Lula Rocha é coordenador do Círculo Palmarino no Espírito Santo e da AfirmAção – Rede de Cursinhos Populares, membro do Observatório Capixaba de Juventude e secretário-geral do Centro de Apoio aos Direitos Humanos. É morador de Cariacica/ES e formado em Direito.

 

Mariana assis _brasil em 5_final

Mariana Prandini Assis é advogada, mestra em ciência política pela UFMG e doutoranda em política pela New School for Social Research. Seus interesses são dispersos e variados, mas acabam sempre confluindo para a avaliação da potencialidade emancipatória dos discursos e instrumentos jurídicos. Por isso, integra o Coletivo Margarida Alves de Assessoria Popular. Feminista convicta, Mariana acredita que só há transformação social com o fim das hierarquias de gênero. Sua heroína? A Mafalda!

 

Monica Bruckmann foto

Monica Bruckmann é Socióloga e Cientista Politica, Professora do Departamento de Ciência Politica e do Programa de Pos-graduação de História Comparada da UFRJ; Presidenta da Agencia Latinoamericana de Informação -ALAINET

 

Paris

Paris Yeros é professor de Economia na UFABC (Universidade Federal do ABC) e Editor da revista internacional Agrarian South: Journal of Political Economy. Possui doutorado em Relações Internacionais e conduz pesquisas nas áreas de economia política da África, questão agrária e questão racial. Também é Coordenador do Grupo Novo Bandung, um grupo de estudos sobre a emergência do Sul e a África contemporânea.

 

Pedro Otoni

Pedro Otoni é cientista político e especialista em economia política pela UFES (Universidade Federal do Espírito Santo).

 

 

 

 

 

Roberto Santana

Roberto Santana é historiador e professor de história, com graduação e mestrado pela UERJ, doutorando em Políticas Públicas pela mesma instituição. Secretário Executivo da REGGEN (Rede de Economia Global e Desenvolvimento Sustentável) da UNESCO. Autor do livro “Coronéis e empresários: da esperança da transição democrática à catástrofe neoliberal” (Multifoco, 2014).

 

 

Foto Santinha

 

Rodrigo Santaella é cientista social, professor do Instituto Federal do Ceará, estudante de doutorado em Ciência Política na USP (Universidade de São Paulo), militante do PSOL, comunista e sonhador. Convicto na possibilidade da transformação radical da sociedade a partir da organização coletiva e da crítica radical ao capitalismo, busca não fazer dessa convicção militante um encastelamento de ideias: o pensar livre e coletivamente faz parte da construção da crítica transformadora e da busca por alternativas. É com esse espírito que busca contribuir no Brasil em 5.

 

 

Sammer Siman é economista pela UFSJ (Universidade Federal de São João del-Rei), e mestrando em Política Social pela UFES. Filho de educadora, natural de Governador Valadares e das Minas Gerais, gira o Brasil e a América Latina sempre que a vida permite. Iniciou sua militância no movimento estudantil, passando pelo movimento popular, e atualmente se arrisca no campo da assessoria sindical e do debate e resistência à mineração em sua vertente estruturante da condição de dependência do Brasil. Combate diariamente o eurocentrismo e em algumas horas vagas toca violão, com destaque para sertanejo – de preferência universitário – para espanto de alguns.

 

Foto Vitor GuimarãesVítor Guimarães é membro da coordenação nacional do MTST e da Frente Povo Sem Medo. É cientista político.

 

Foto Vitor

 

 

 

Vitor Hugo Tonin é caipira, “paulistinha de Capivari” tal qual Tarsila do Amaral, onde foi empacotador de açúcar e técnico em informática. Foi também cobrador de loteria esportiva e garçom nas noites da Ilha de Santa Catarina, onde viveu por 10 anos e se despaulistizou latinoamericanizando-se com a ajuda de Darcy Ribeiro. Atualmente, faz doutorado em desenvolvimento econômico na Unicamp.

 

Zacarias foto

 

Zacarias Gama é membro permanente do corpo docente do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Formação Humana, do Comitê Gestor do Laboratório de Políticas Públicas e professor associado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Doutor em Educação.

 

 

 

Anúncios

33 comentários sobre “Colunistas

Os comentários estão desativados.